São Paulo, 20 de janeiro de 2023 – Arábia Saudita – Retorno generoso para as parcerias Sparco no Dakar 2023, onde Nasser Al-Attiayah triunfou pela quinta vez junto com Mathieu Baumel competindo pela equipe Toyota Gazoo Racing. Vistas deslumbrantes, pressão psicológica e esportiva em uma corrida marcada pela beleza e pela experiência: aspectos que sempre marcaram o rali mais bonito do mundo e a Sparco, marca que continua crescendo ao longo do tempo também no setor de equipamentos, justamente na ocasião de competições como esta.
Equipes e equipamentos
A Sparco este ano mais uma vez acompanhou muitos pilotos na aventura mais extrema, apoiando-os no desempenho e foi escolhida como parceira técnica oficial pelas equipes Bahrain Raid Xtreme (BRX) Prodrive e Toyota Gazoo Racing, para a categoria de carros; e Red Bull Off-Road Team Usa, Factory Polaris RZR Racer e Yamaha, para a categoria de veículos ultraleves, só para citar alguns. Houve inúmeros destaques durante as duas intensas semanas de corrida que viram Nasser Al-Attiayah terminar em primeiro lugar ao lado de Mathieu Baumel em sua quinta vitória.
Excelentes desempenhos também para os outros pilotos e equipes equipados com Sparco; na categoria de carros a bordo do Bahrain Raid Xtreme, a equipe composta por Sébastien Loeb e Fabien Lurquin conquistou o segundo lugar seguido de Lucas Moraes e Timo Gottschalk da equipe Overdrive Racing. A equipe formada por Giniel De Villiers e Dennis Murphy também perseguiu os companheiros da equipe Toyota Gazoo Racing que conquistaram um bom quarto lugar.
Na categoria T3: Lightweight Prototype, destacaram-se os caras da equipe Red Bull Junior Team USA By BFG, conquistando as duas primeiras posições com a equipe de Austin Jones e Gustavo Gugelmin e a equipe de Seth Quintero e Dennis Zenz que para respirar estão na segunda posição. O terceiro lugar foi para Guillaume De Mevius e Francois Cazalet da GRallyTeam. A Red Bull Can-Am Factory Team formada por Cristina Gutierrez Herrero e Pablo Moreno Huete também se destacou durante a corrida que conquistou o quarto lugar, e que foi perseguido pela equipe de Francisco Lopez Contardo e Juan Pablo Latrach Vinagre.
Pela mesma categoria, a equipe formada por Mitch Guthrie e Kellon Walch da Red Bull Off-Road Junior Team USA by BFG que perseguiu seus companheiros até o cume e Camelia Liparoti e Xavier Blanco Garcia da X-Raid Yamaha Supported Team que competiu com tenacidade até o final, mesmo não terminando na primeira parte da classificação.
O posicionamento da Red Bull Can-Am Factory Team formada por Rokas Baciuska e Oriol Vidal Montijano também foi excelente, conquistando o segundo lugar na categoria T4: Modified Production SSV.
Entre outros destacamos as equipes: Ignacio Casale e Alvaro Leon, Filipe Palmeiro e João Ferreira, Annette Fischer e Annie Seel e a equipe de Augusto Sanz e Ricardo Porem da X-Raid Yamaha Supported Team.
Konstantin Zhiltsov e Denis Krotov e a equipe de Sebastian Halpern e Bernardo Graue para o X-Raid Mini Jcw Team.
Florent Vayssade e Nicolas Rey e o casal Xavier De Soultrait e Martin Bonnet da equipe Sebastien Loeb Racing.
A equipe Astara com Laia Sanz e Maurizio Gerini com carros preparados pela X-Raid, que sempre esteve ligada à Sparco.
Também merecem destaque Orlando Terranova e Alex Haro Bravo e a equipe de Vaidotas Zala e Paulo Fiuza com o Bahrain Raid Xtreme.
Uma menção final a Rebecca Busi que participou do Dakar Classic no ano passado e que este ano competiu na categoria Automóvel com seu co-piloto Giulia Maroni com HRT TECHNOLOGY.
Equipamentos Sparco “ready-to-race” para pilotos e mecânicos incluídos: assentos projetados especificamente para rally raiding, como o assento EVO QRT X, cintos de segurança ajustados à medida de acordo com as necessidades do piloto, roupas de corrida completas e as primeiras jaquetas homologadas do mundo, as jaquetas Sparco Adventure projetadas para responder às condições climáticas mais complexas e que reproduzem fielmente as cores e logotipos da equipe.